É #FAKE que vídeo mostre pinguim em cima de fiação no RJ; trata-se de um socó-dorminhoco
29/07/2025
(Foto: Reprodução) É #FAKE que vídeo mostre pinguim sobre fios no Rio de Janeiro
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra uma ave em cima da fiação de postes no Rio de Janeiro, com uma narração dizendo se tratar de um pinguim. É #FAKE.
🛑 O que diz a publicação falsa?
Publicado em 7 de julho no Instagram, o vídeo teve mais de 179 mil curtidas e mostra uma ave parada sobre a fiação de postes, durante a noite.
Na narração, uma voz masculina diz: "Nunca vi pinguim em fio [...]. A fauna dessa rua está muito boa [...]. Outro dia, tinha um gambá, agora tem um pinguim voador. Pinguim voador da Light [em referência à concessionária de energia]".
Na seção de comentários do post que divulgou o vídeo, usuários disseram que, na verdade, a ave não é um pinguim – mas, sim, um socó-dorminhoco.
⚠️ Por que isso não é verdade?
O Fato ou Fake entrou em contato Robson Florêncio, o dono do perfil que publicou o vídeo. Ele disse ser o autor da gravação e da narração: "Foi gravado aqui em Vilar dos Teles, São João de Meriti [Baixada Fluminense], na rua Luiz Alves Cavalcante. O pessoal diz que é um socó. Fiz mais vídeos dele postei no meu perfil. Ele só aparece lá pelas 23h. Ela já está há um tempo aqui na rua. Às vezes, aparecem dois".
À TV Globo, a Prefeitura de São João do Meriti enviou uma nota afirmando o seguinte: "a ave registrada no vídeo é conhecida como Savacu (ou socó-dorminhoco), uma espécie comum nas regiões próximas à Baía de Guanabara, incluindo áreas de Meriti". "Trata-se de uma ave de hábitos noturnos, que costuma sair em busca de alimento ao anoitecer."
O comunicado continua: "O savacu é um predador oportunista, com uma dieta bastante variada: alimenta-se de peixes, pequenos roedores, insetos e até outras aves menores".
A bióloga Anna Carolina Beja, especialista em animais silvestres e exóticos, explicou que o socó-dorminhoco tem esse nome "basicamente porque dorme o dia inteiro". "Você geralmente vai vê-lo à noite, paradinho, na árvore, esperando o alimento aparecer. Não tem comportamento agressivo. Não temos que nos preocupar de ele bicar a gente. Provavelmente, a pessoa pegou o socó no flagra, esperando a jantinha."
O Fato ou Fake também submeteu o vídeo viral a duas ferramentas que detectam conteúdos gerados ou adulterados com inteligência artificial (IA).
O HiveModeration apontou 0% de probabilidade de o conteúdo ter sido produzido com esse recurso.
E o SynthID Detector, plataforma do Google que verifica cenas criadas com a IA da própria empresa, também indicou que o vídeo não foi produzido sinteticamente.
É #FAKE que vídeo mostre pinguim sobre fios no Rio de Janeiro
Reprodução
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)