Em dia de ressaca e ventania, prefeitura fecha Ciclovia Tim Maia; em Niterói, canoístas são arrastados
29/07/2025
(Foto: Reprodução) Como o Globocop voa no meio da ventania?
A Prefeitura do Rio de Janeiro fechou preventivamente a Ciclovia Tim Maia, que margeia a Avenida Niemeyer, entre Leblon e São Conrado, na manhã desta terça-feira (29). O bloqueio por segurança foi motivado pelo alerta de ressaca emitido nesta segunda (28) pela Marinha, que prevê ondas de até 3,5 metros no litoral fluminense. Além disso, a ventania continua, com rajadas de até 70 km/h.
Na capital, pelo menos 3 árvores caíram com a força do vento nas ruas Cosme Velho; Professor Antônio Maria Teixeira, no Leblon; e na Pedro Bolato, na Barra da Tijuca.
Susto em Niterói
Canoas são arrastadas pelo vento em Niterói
Na segunda, em Niterói, um grupo que praticava canoa havaiana foi arrastado pelo vento mar adentro na Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica. Pelo menos 12 pessoas que remavam não conseguiram voltar à areia e pediram socorro. O resgate mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e contou com o apoio de surfistas que estavam na água.
Dudu Pedra, professor de bodyboard, acompanhou o resgate.
“Eu estava dando aula, e meus alunos estavam mais ali para a beira. Do nada, entrou esse vento sudoeste muito forte, não estava previsto para entrar, e nos surpreendeu”, contou.
“O vento começou a jogar as canoas mais para a beira. Elas queriam voltar para Itaipu, que é a praia de onde vieram, e não estavam conseguindo voltar”, prosseguiu.
“Os salva-vidas fizeram um trabalho muito rápido. Graças a Deus tudo deu certo, e todo mundo foi resgatado”, emendou Dudu.
Bombeiros resgatam canoístas em Itacoatiara
Reprodução/TV Globo
Bombeiros resgatam canoístas em Itacoatiara
Reprodução/TV Globo
Protocolo de segurança
A Ciclovia Tim Maia foi reaberta em fevereiro deste ano, após quase 5 anos “interditada” — ciclistas, corredores e pedestres, porém, a usavam, ignorando as barreiras nos acessos.
A estrutura enfrentou problemas desde a inauguração, há 9 anos. Foram 2 desabamentos causados por fortes ressacas: um em 2016, que deixou 2 pessoas mortas, e outro em 2019. A Justiça Federal, então, determinou o fechamento e cogitou mesmo derrubá-la.
O trecho entre São Conrado e o Leblon permaneceu fechado nos últimos anos para obras e reforços estruturais. Após vistorias e autorizações, a Justiça autorizou a liberação.
Ciclovia Tim Maia, na altura do Mirante do Leblon
Reprodução/TV Globo
Previsão do tempo
Apesar da ventania e da ressaca, a chuva e a nebulosidade não serão significativas no estado nesta terça-feira, e em algumas áreas o dia já começa com sol e sem chuva.
Na Região Metropolitana do Rio e na Região dos Lagos, há possibilidade de chuvisco em pontos isolados, mas aos poucos o sol também aparece.
As temperaturas caem durante o dia, com máxima de 21°C à tarde e mínima, no fim da noite, de 16°C na capital.
Nesta quarta-feira (30), com a redução da nebulosidade, o dia vai começar mais gelado. Mesmo com sol, as temperaturas não sobem muito, com máxima de 22°C na capital.
Os ventos diminuem de intensidade, mas ainda poderão ocorrer rajadas de até 50 km/h. Já o mar continua com ressaca, com ondas de até 3,5 metros.
Pelo menos até o próximo sábado (2) o sol predomina em todo o estado e não há previsão de chuva em nenhuma região. As madrugadas serão frias, e as tardes só esquentam mais na sexta e sábado, mas ainda abaixo dos 30°C.
Rio tem mar revolto na manhã desta terça-feira (29)
Reprodução/ TV Globo