(Foto: Reprodução) Ressaca do mar leva água para as ruas de Maricá e Saquarema
Uma cena inusitada chamou a atenção de quem passava pela orla da Prainha e da Praça do Coração, nesta terça-feira (29), em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio: um mar de espuma cobriu parte da areia e chegou a atingir a área central da cidade.
Nesta quarta-feira (30), uma equipe da Secretaria de Transportes e Serviços Públicos do município realizou a limpeza do local e a espuma está bem mais baixa.
De acordo com especialistas, o fenômeno é natural e costuma acontecer quase todos os anos, sempre que uma forte ressaca atinge o litoral. A agitação intensa das ondas mexe com a matéria orgânica presente na água e forma a espuma — que, segundo o diretor municipal de Áreas Protegidas de Saquarema, Lucas Giolito, não representa risco de poluição.
. 📱 Siga o canal do g1 Região dos Lagos no WhatsApp
Mas os efeitos da ressaca não ficaram restritos ao mar. O nível da Lagoa de Saquarema também subiu, e as ondas fortes atingiram a entrada do canal da Barra Franca. Uma máquina que fazia a dragagem do local acabou afundando.
A preocupação agora é com um possível derramamento de óleo. Pescadores relatam receio de impactos ambientais.
Procurado, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou ''que a máquina utilizada para a dragagem está em manutenção, sem óleo em seu sistema. Portanto, não oferece risco de vazamento ou contaminação ambiental''.
Em nota, o Inea informou ainda que ''a retirada imediata da draga depende das condições do mar, pois a ressaca que atinge o litoral dificulta esse trabalho. A pasta ambiental reforça que a situação é monitorada ininterruptamente por uma equipe técnica , a fim de garantir a segurança e a preservação ambiental da área'', disse.
De acordo com especialistas, espuma em Saquarema é um fenômeno é natural
Divulgação