Prefeitura do Rio dá início a obras para combater enchentes em Realengo; orçamento é de R$ 123,5 milhões e término deve ser em 3 anos
19/07/2025
(Foto: Reprodução) Paes falou sobre obras em Realengo
A prefeitura do Rio deu início a obras para combater enchentes em Realengo, na Zona Oeste do Rio, neste sábado (19). As intervenções vão alterar o trânsito da região:
A Rua do Imperador foi interditada entre a Rua Bernardo de Vasconcelos e a Avenida Santa Cruz;
A partir de segunda-feira, uma faixa da Avenida Santa Cruz também será fechada.
Prefeitura do Rio dá início a obras para combater enchentes em Realengo
Prefeitura do Rio dá início a obras para combater enchentes em Realengo
Reprodução/TV Globo
As obras prometem resolver o problema histórico das enchentes na região e devem durar 3 anos.
O orçamento é de R$ 123,5 milhões e a prefeitura afirma que a obra vai beneficiar mais de 200 mil moradores. Será um conjunto de intervenções:
Mais de 5km de novas galerias pluviais;
Canalização do Rio Catarino
Desassoreamento do Rio Piraquara;
Nova rede de drenagem em ruas que costumam alagar;
Construção de um piscinão subterrâneo com capacidade para 20 milhões de litros de água.
A estrutura do piscinão será maior do que a da Praça da Bandeira, que foi inaugurado em 2013 e tem capacidade para reservar 18 milhões de litros.
Os investimentos são do governo federal, por meio do Ministério das Cidades, que coordena o programa Novo Pac e da Caixa Econômica Federal.
"Conseguimos recursos com o governo federal para resolver os três principais problemas de alagamento na cidade: Jardim Maravilha, bacia do Rio Acari e aqui em Realengo. Talvez a mais simples de todas as obras apesar da sua dimensão, do piscinão e tudo. Iniciamos, a previsão é de três anos, sempre dá uma atrasada, importante deixar sempre de maneira muito clara o que a gente espera", afirmou o prefeito Eduardo Paes na cerimônia.
"Estamos nos últimos detalhes para fazer a licitação da bacia do Rio Acari e do Jardim Maravilha, se Deus quiser iniciar essas obras até o fim desse ano. Quando você inicia a obra, infelizmente, não quer dizer que o problema acaba, mas a gente começa a minimizar esses problemas", completa.
Moradores de Realengo se preocupam com o prazo para a entrega das obras, já que é comum que as enchentes causem estragos durante o verão.